quarta-feira, 23 de junho de 2010

Campanha da África do Sul na Copa do Mundo da África do Sul

4 pontos em 3 jogos.
-2 gols de saldo.
3 gol marcados
5 gols sofridos.
Terceira colocação no grupo A.
Desclassificada no de gols.


Apesar de ter sido o primeiro país-sede a não se classificar para as oitavas-de-final de uma Copa do Mundo, a África do Sul conseguiu uma campanha razoável na primeira fase da competição, dada a realidade do poderio futebolístico do país, encerrada com uma vitória histórica sobre a tradicional seleção francesa que não conseguiu se achar no Mundial.
Os sul-africanos não precisavam mesmo serem campeões para terem motivo de comemorar:

Sul-africanos deixam a Copa, mas comemoram vitória sobre a França
Para os sul-africanos era mais que um jogo de futebol, era uma questão de orgulho nacional. Mesmo diante de um time de azul que dificilmente se qualificaria para a legião de honra, a medalha por serviços prestados à França.
O entusiasmo dos 'Bafana Bafana' vinha, literalmente, das ruas. Proporcional ao tamanho do desafio: bater a França por mais de quatro gols. Entre os franceses nada daquilo que eles chamam de 'non chalance', a ausência de medo diante do perigo.

A propósito, considerando que a África do Sul é o único país do continente com condições econômicas de abrigar tão imponente evento e que a FIFA não costuma repetir sedes em um curto espaço de tempo, podemos concluir que vai demorar MUITO para acontecer uma nova Copa do Mundo na África.
O Brasil teve que esperar 54 anos.
Comentários
2 Comentários

2 Comentários. O que VOCÊ acha?:

  1. até hoje fico triste só de lembra que os Sul-Africanos estão foras da competeca

    ResponderExcluir
  2. Mas eles não foram mal na Copa não, basta olhar para os anos anteriores em que os times africanos mal faziam um primeira fase descente.

    ResponderExcluir

Incluir links nos comentários

Fãs