sábado, 2 de julho de 2011

Aleatorium Entrevista: Evandro César - Problogger, twitteiro e fã de desenhos animados

Ele vive da renda dos seus sites e dá dicas de como ganhar dinheiro com o espaço online...



Fala Evandro, BLZ?

Beleza! A entrevista é assim? Ao vivo?

Porque não?
Vai pedir pra sair, fanfarrão?

De forma alguma! Achei inusitado, só isso. Vamos lá, desliguei meus downloads e estou pronto.

Podemos começar né?

Sim!

Evandro Cesar, como você chegou ao mundo dos blogs heim cara?

Cheguei nesse mundo porque gosto de escrever. Meus primeiros blogs foram no Wordpress.com e postava o que até hoje posto, mas percebi que existia uma oportunidade de ganhar alguns trocados com isso. Foi em 2007, talvez cheguei tarde, não sei e nem importa, mas eu gostei demais disso e continuo até hoje. Antes eu trabalhava normalmente, em empresas e tal, mas nesse ano tive que mudar minha vida e a escolha que fiz foi escrever.

Deixa eu adivinhar... ADSENSE é a palavrinha mágica?

É! Nada bate o Adsense em monetização. Podem falar e propagar o que for, mas nada é melhor que o programa de afiliados do Google. 

Além do Parem o Mundo e do Twitter (@evandrocesar), em que outras web-províncias se estende o Império Evandriano?
Você tem Tumblr né?

Tumblr não porque não goste dele. Prefiro o Posterous, tem mais cara de blog de escrita pra mim. Outros sites que tenho e que posso divulgar são: http://postmania.org - http://espacodecorado.com - http://blogdoestudante.net - http://redeenergia.org e participo como parceiro de uma blog de games muito bom escrito pelo meu amigo Marcos, o http://xboxplus.net.
Tenho muitos outros mas nunca mostro quais são. É necessário.... 

Você vive de internet?

Hoje vivo sim. Não como eu gostaria, mas dá para tocar a vida. Esse é meu trabalho :)

O que você aconselharia para os leitores que pensam em tirar renda dos seus blogs?

Primeiro que tem que gostar de ler e muito! Tem que gostar de escrever também de um jeito próprio, natural e sem cópias que é o pior tipo de "trabalho" em blogs que pode existir. Trabalhar com blog é acordar num dia sem ter nada pra fazer e ter muito que fazer, a gente tem liberdade no horário mas dependendo do tipo de blog pode não ter. Você tem que ficar conectado o tempo todo e se dedicar escrevendo bons textos para o blog, textos que sejam úteis para as pessoas e que possam solucionar seus problemas ou matar sua curiosidade.
Leiam livros, nunca é demais. Dos livros podemos abrir nossos horizontes, conhecer o que nunca conheceríamos. A leitura e observação são muito importantes e é claro que ter uma paixão, um objetivo ajuda ainda mais. Escrever sobre isso também é garantia de sucesso.

Além de você, quem é o maior culpado desse seu ingresso de corpo e alma no mundo do bloguerismo profissional: o Cardoso, o Slonik, Deus ou o Osama Bin Laden?
Aqui no Aleatorium o Osamão deu uma moral, viu!

Osama Bin Laden? hahahhahah Não sabia disso...
Olha, quando conheci os blogs do Cardoso e do Slonik nem sabia que eles poderiam ganhar algo com aquilo, não sabia e não acreditava! Não sei porque perguntou deles, mas já que perguntou vou responder. Os textos do Slonik são ótimos do meu ponto de vista, para outros podem ser um lixo. O caso é que me identifico com o tipo de pensamento que os textos mostram, só isso. Mesmo que eu não seja um Amigo dele me identifico com seus pensamentos e atitudes.
Do Cardoso nem sei o que falar. Ele quase não escreve mais e teve uma época que acompanhei que foi boa, bons textos e ótima discussão, só que eu seguia mais para aprender mesmo, alguns textos eu gostava de ler, já outros nem tanto. Não sei como está o blog dele hoje porque nem visito mais. Do resto ele é um bom escritor e sabe levantar uma boa polêmica, mesmo que esse caminho da polêmica tão propagado por alguns "gurus"me pareça um tanto bobo, sei lá, não gosto de polêmica forçada e isso é fácil fazer ;)

Não se assuste, perguntas aleatórias, a gente vê por aqui =D
Vamos para a parte mais "site Ego" da conversa...
Idade, Cidade e vício?

40, não sei onde estou, cigarro

Nem o estado ou região podem ser citados?
És um cultivador do mistério, heim man!
Para torturar-lhe ainda mais, pediria que, caso haja alguma foto de sua pessoa por aí na web, mande-me para ilustrar este bate papo quando o mesmo for publicado (pode ser depois da entrevista).

Moro perto de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. Tem uma foto minha no site "Viva Positivamente".

Ok.
Aproveitando que estamos conversando com um problogger, perguntarei pelos pequenos gafanhotos.
Em geral a garotada que chega de paraquedas no assunto monetização pensa logo que vai ficar rico com um blog de de download, tv online ou um copy-paste da vida.
Tendo em vista os variados temas com que vc trabalha em seus espaços online, que tipos, categorias, estilos, vertentes de blogs/site você afirmaria ter um promissor desenvolvimento financeiro?

Qualquer assunto rende. Os mais genéricos podem render menos e os que são mais especializados um pouco mais, a questão é que não tem milagre, e isso é sério. Blog de download, tv online é o tipo de hype que o sujeito tem que cair fora porque se é hype então todo mundo já sabe, vai ser só mais no meio de milhares e tem mais, muitos blogs surgem e desaparecem rápido, o que importa é a frequencia de postagem também, manter o leitor atualizado sempre. Alguém imaginar que vai fazer, sei lá, 100 posts e deixar o negócio dormindo e conseguir algo nisso é ingenuidade demais, sem falar que as políticas e regulamentos do Adsense são bem claras com relação a esse tipo de blog. O cara pode até tirar uma grana, não por muito tempo.
Dependendo do tipo de blog é necessário alguns milhares de posts, 2.000 ou 3.000 postagens! Em outros bem menos mas com qualidade e originalidade, senão é só mais do mesmo e não dura muito.
Para quem entende eu indicaria o setor de Educação para montar um blog. É promissor.

Algum desenho animado preferido? Pode ser um da infância...

Todos cara! Adoro desenhos animados, qualquer um. Diziam que Yasser Arafat só dormia e relaxava vendo Tom & Jerry, comigo é igual, se pego um livro pra ler não durmo mais, só leio. Com os desenhos consigo dormir. Pernalonga, Scooby-Doo, Tom & Jerry, Pica-Pau, os da Disney, qualquer um, desde os mais antigos do Mickey e Pateta até os atuais. Só não curto os japoneses atuais, mas aí acho que é por ser de outra geração :)

Yasser Arafat via Tom & Jerry?
Que LOL!!!!!!

Via! Li isso em algum lugar hahahahaha 
Notícia de 2005 :)

Que pérola!
Teve um Pica-Pau maluco que passava, muito ruim!
Felizmente esse que está passando na Record é o antigo, com a versão original.
Você chegou a ver esse "Pica-Pau doido" com fisionomia diferente?

Cheguei a ver sim, sempre passava, não me lembro onde.

Vamos para a pré-saideira:
Se eu perguntar "Quais são os melhores blogs do Brasil" quais são os primeiros nomes que lhe vêem à cabeça?
Aproveite e nos diga se o Twitter serve para alguma coisa..

Olha, não sei dizer muito bem porque eu gosto mesmo de "blog de raiz", sabe? A palavra blog ficou muito vulgarizada, o sujeito monta uma coluna em um portal e chama de blog, não é blog...

Os 3 nomes que surgem na hora são: http://www.samshiraishi.com/  http://livroseafins.com/ http://novo-mundo.org/ são os blogs que conheci a blogosfera.

O Twitter serve sim. É bom para fazer novos amigos e divulgar se trabalho, é bom lembrar que é indexado, então é bom sim :)

Para finalizar, uma pergunta curta e simples...
Evandro, o que é a vida?

Não sei. Acho "não sei" mágico porque a pessoa torna-se humilde (não de forma forçada) diante do que realmente não sabe. O que sei da vida é que ela passa muito rápido, tenho 40 anos e passou rápido, foi o que eu pude perceber. Percebi também que algumas coisas que parecem importar ou parecem ser imprescindíveis muitas vezes nem são, dinheiro por exemplo é bom para ter uma vida tranquila com suas contas a pagar, mais que isso não gera felicidade nem resolve problemas que nunca são resolvidos com isso. 
A vida, também, é estar sempre aberto para novas opiniões e aberto ao debate construtivo, a gente aprende demais com isso, ouvindo e tentando entender o outro lado. Só assim creio que podemos avançar como sociedade civilizada. 
Aproveitar os bons momentos ao máximo e saber esperar os momentos ruins passarem. Tem um filme que nem todo mundo gosta, com Bruce Willis, O Quinto Elemento e logo no começo dele um padre diz pra um extraterrestre correr, andar mais rápido "Ainda dá tempo!" e o extraterrestre responde: "O tempo não importa. Só a vida importa", é isso, estar vivo e manter a vida é o que importa :)

Muito obrigado pela atenção e pelo tempo dispensado aí, foi ótimo heim!

Opa! Eu agradeço sua paciência =D
Um abraço!



Link para a entrevista: http://bit.ly/kJCbbO
Entrevista anterior: Analista do Nerdzzila
Comentários
17 Comentários

17 Comentários. O que VOCÊ acha?:

  1. Muito boa, falou a voz da experiência.
    Pegou-nos de surpresa com essa entrevista, hein?
    Anselmo coloca o link da entrevista anterior ;D

    ResponderExcluir
  2. E porque eu deveria?
    BRINKS, sugestão aceita, updatearei ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos dois blogueiros, twitteiros, internetianos...
    Taí uma profissão que eu ainda não posso exercer.
    Gosto de ler e escrever. Mas, o tempo tomado pela profissão, aqui na Vida real, não me permite, ficar conectada o tempo todo e escrever o que eu realmente gostaria.
    Anselmo!?
    Muito bom!
    Penso que não foi uma lição só pra garotada, mas para os pré-idosos também.
    Parabéns ao Evandro e pra você também.
    Beijos menino!

    ResponderExcluir
  4. Anselmo!?
    Sabe de uma coisa?!
    Hoje A Vida Real está tão intrínseca ao Mundo Virtual, quanto o Mundo Real está na Vida Virtual.
    Entendeu?
    Olha o exemplo seu e do Evandro. Ganham dinheiro, amigos, namoradas companheiros, Educação, aprendizagem, informação...na Vida Virtual.
    E cada dia que passa, tem sido cada vez mais real.
    Mas...
    Para quantas pessoas?
    O que acessam estas pessoas?
    Que tipo de informações procuram?
    O que querem aprender?
    Sobre o que querem se informar?
    Será que os Blogs que falam sobre decoração, mostram como são decorados os barracos na Favela do Jaguaré, aqui em Sampa?
    Eis aí a Vida Real.
    Eu só penso que a Vida, hoje, ainda é mais Real que Virtual.
    Só isso.
    ________________________

    ResponderExcluir
  5. Bom trabalho Anselmo!
    Só acho que é importante deixar claro que o trabalho não é só pelo dinheiro, existe a vocação e a identificação com isso. É igual optar por uma profissão. E nessa profissão tem mais altos e baixos que em qualquer outra, é inseguro porque é na internet e tudo muda muito rápido.
    O ideal mesmo é manter um emprego formal e manter os blogs na horas vagas, assim a pessoa pode se sentir mais segura :)

    ResponderExcluir
  6. Cris, assim como o Evandro eu trabalho com internet e é, claro, ganho com isso.
    Moramos em um mundo vasto, cheio de alternâncias, cheio de paisagens diversas, nós vemos isso no dia-dia.
    A vida será sempre a real, é a única vida que há, tudo o que houver é apenas subproduto.
    Como a conversa acima foi entre dois webmasters, é natural que o assunto INTERNETA venha a ficar no main-stream.
    E é interessante que haja bons blogs de artesanato, de humor, de críticas, de música, de notícias, de fotos da Jaguaré.
    Quanto mais, melhor.
    Procur mostrar um pouco o que vivo porque é o que eu tenho a dizer e como sei que o assunto MONEY interessa a todos, acho por bem colocar dicas de quem o faz de maneira lícita, como é o caso do Evandro.
    Mas eu tenho uma vida real super-feliz, garanto, por exemplo, perdi a chave de trava da minha moto e tenho que tocar toda a ignição, minha namorada tá toda ralada de uma queda e eu fui pegar salada de fruta na geladeira ainda a pouco mas o pote era de feijão.
    Isso é vida real ou quer mais?

    PS: "Interneta" é "Internet" em russo :)

    ResponderExcluir
  7. Anselmo!?
    Não estou questionando a sua Vida Real, nem a de ninguém. Todos temos uma! Muito pelo contrário.
    Penso que o acesso ao mundo Virtual é muito rico, e ao mesmo tempo, muito restrito.
    Mas fico muito feliz por vocês.
    Espero, sinceramente que no futuro, a escola tenha o grande apoio desse mundo virtual. E que o "Underground" seja tão parte do "mainstream" como vice-versa.
    Olha!
    Quanto ao pote de salada de frutas e de feijão, "simples"! Coloque em potes com cores diferentes e de preferência com etiqueta (dia/mês/ano).
    Anselmo!?
    Quem estava pilotando a moto?
    Abraços menino... E um grande beijo na sua namorada!

    ResponderExcluir
  8. Era um amigo.
    Como diz o meu pai: "Emprestar não presta".
    ahsuhaushuhaushurias

    ResponderExcluir
  9. es aew pessoas de se espelhar :)

    ResponderExcluir
  10. Q365.6267425.5. << risada || boa entrevista.

    ResponderExcluir
  11. Vou admitir que foi barra para mim ler já que o tempo que tenho e de Lan, ou seja, pago e caro para ler e atualizar meu blog, mas vocês acham mesmo que eu não ia ler isso? Com muita luta parei para ler toda a entrevista e fiquei maravilhado com a visão do Evandro para com a blogosfera... Muito bom Mesmo!

    Parabéns e sucesso.
    Abraço do Ojuara, inté Pessoal!

    ResponderExcluir
  12. Ojuara, se vc tivesse impresso ficaria mais barato não?
    Eu mesmo vou imprimir essa esntrevista a pedido atendendo a pedido.

    Sábado que vem tem mais!1

    ResponderExcluir
  13. Acabei de encontrar seu site na internet, muito interessante, ainda sou iniciante na blogosfera, + ou - 01 ano, estou aprendendo e ainda tenho muito o que aprender, e a entrevista me abriu tirou algumas dúvidas!
    Parabéns e já estou aguardando a próxima.
    Abração, até mais!

    ResponderExcluir
  14. [cc @EvandroCesar]

    Valeu, Renato, legal saber, foi muito legal fazer e editar a entrevista.
    Visite o blog do Evandro também, altamente recomendável.
    Abraço aê!

    ResponderExcluir

Incluir links nos comentários

Fãs