sábado, 30 de julho de 2011

Aleatorium Entrevista: Roseane Silva do blog Inutilidades Literárias e Afins

Ela é estudante, gaúcha, blogueira e tão ocupada que quase não sai a entrevista...


Roseane, resolvi convidar você por dois motivos: Primeiro por saber que você é uma pessoa inteligente, segundo porque toda semana estávamos enrevistando blogueiros, e isso aqui já estava cheirando a borracharia de tanto homem!
Começando, como você chegou ao mundo dos blogs?

Bom, obrigada pelo convite! Comecei a escrever um blog porque tenho verdadeira paixão pela leitura e pela escrita. Sempre tive essa vontade, mais ia adiando... Até que um dia, resolvi arriscar e fazer um blog onde pudesse falar sobre tudo que gosto.

Bacana. Sabe, eu tenho bastante orgulho de citar José Saramago como blogueiro.
Para mim ele elevou em 700% o respeito com que a classe literária olhava os blogs.
Aproveite e nos conte a origem do nome do seu blog...

O nome que escolhi é irônico... Num país em que só rebolar ou jogar futebol tem utilidade, a literatura - assim como qualquer outra forma de arte - não tem valor nenhum. Na verdade tem, claro. Mas as pessoas não percebem. Quando a estudam, é apenas para "passar de ano" ou gabaritar provas. Por isso o nome.

Que pessoas da web te passam credibilidade e em quem você sentiu que manter um blog pode ser uma atividade séria?

Na blogosfera existem vários bons blogueiros. Vou citar alguns, os que conheci primeiro, ou já conhecia, antes de começar a escrever: William, do Toca do William, que tem um blog sobre assuntos variados; A Cissa, do Humor em Conto, que publica contos de humor; A Emiliana, do As histórias da Emília, que publica entrevistas e textos, principalmente sobre o universo feminino; o Dilso, do Cronutopia, que publica textos sobre temas voltados à cultura... E muitos outros. Recomendo todos os que sigo ou que estão na minha blogroll.

E na literatura? Quem te inspira atualmente? Tem um autor preferido?
Vou adiantar os meus: Machado de Assis, Hermann Hesse e Fernando Pessoa são os top da minha prateleira.

Dificílimo! São tantos! Machado e Fernando Pessoa são obrigatórios... Mas poderia dizer que tenho verdadeira paixão pela literatura realista e contemporânea. Além do Machado, gosto muito dos livros do Eça de Queirós. Críticos e atemporais. Também gosto muito de poesia: Manuel Bandeira e Mário Quintana são meus preferidos. Mesmo assim, leio de tudo um pouco, dos clássicos aos romances policiais. Um livro bem recente e que gostei muito foi Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre, que é uma mistura de romance policial com um romance de formação. Excelente livro!

Realmente é difícil, vide a diversidade de estilos e épocas.
Vi uma entrevista do Edney falando desse livro, fiquei curioso.
Agora com a sua recomendação ele ganhou mais pontos.
Você está estudando atualmente Roseane, como é o seu dia-dia? (sei que a pergunta é ampla, mas resuma rsrsrs)

Eu estudo, curso Letras. Também trabalho como bolsista na universidade em que estudo. Meu dia-dia é normal, tenho meus trabalhos de faculdade, estágios, provas, família, namorado, gatos pra cuidar (rsrs). E sempre que tenho tempo livre, gosto de ler, ouvir música, ver filmes, sair de vez em quando... E também escrever no blog e ler bobagens na internet, hehe.

Muitas mulheres são um tanto frescas com a primeira destas 3 perguntas, mas como estamos com uma pessoa de personalidade, farei, responda se quiser: Idade, cidade e vício?

Idade: 22
Cidade: Santa Cruz do Sul, RS
Vício: chocolates (muitos chocolates, rsrs)

É a melhor coisa para substituir o "Discutir a relação", chocolate!
Com a minha namorada sempre funciona.
Você é pouco ligada às redes sociais? Usa eventualmente alguma?

Uso bastante sim. Tenho Facebook e Orkut. Só não sou muito ligada no Twitter, nem cheguei a criar conta.

Para os leitores do Aleatorium que ainda não conheciam o seu blog, você fala sobre que temas Inutilidades Literárias?
Há espaço para assuntos não-ligados à literatura?

Sim, falo sobre vários assuntos, além da literatura. Temas sobre cotidiano, música, cinema, educação... Também escrevo contos e crônicas, de vez em quando. Sempre abro espaço pra falar sobre tudo que tenha vontade.

Bacana.
Qual é o lugar que quem for em Santa Cruz do Sul não pode deixar de visitar?

Bom, aqui não tem tantos lugares pra se visitar. É cidade de interior. Mas recomendaria um passeio pelo centro, que é bem arborizado e agradável, principalmente no Verão. Também tem o Parque da Gruta dos Índios e a Rota Germânica, lugares muito bonito pra quem gosta de estar em contato com a natureza. Pra quem gosta de festas, tem a Oktoberfest também... Mas que prepare os bolsos, nesse caso! rsrs.

hehehe
O que mais te irrita?

Me irrito com gente ignorante - não são as pessoas que não sabem, mas aquelas que não querem aprender nada e insistem em ser preconceituosas.

E o que te faz feliz instantaneamente?
Café?

Tomar café também... Comer porcarias (chocolates) e ouvir música, rsrs.

Seriado, desenho,filme, programa de TV...
Alguma preferência?

Gosto de filmes. De drama, comédia e os clássicos. Gosto de ver filmes do Chaplin, por exemplo.

Chaplin é genial.
O que você sente quando é convidada para uma entrevista?
Acha que deveríamos ter mais oportunidades de saber um pouco da vida de quem escreve na web?

Fico feliz porque é sinal de que alguma coisa chamou atenção no meu blog. Acaba sendo uma forma de reconhecimento também. Acho importante, porque sempre acabamos lendo as entrevistas, conhecendo outros blogueiros e seus respectivos blogs. E para quem é entrevistado, uma maneira de divulgar seu trabalho. Para mim, é sempre uma honra participar.

O papo está ótimo, mas o adiantado do tempo me pede para encaminhar a pré-saideira:
O que você aprendeu fazendo blog?

Aprendi a me relacionar melhor com as pessoas. Fiz novas amizades e isso foi muito bom para mim.

Legal.
Para terminar, uma pergunta curta.
Uma pergunta bem simples:
Roseane, o que é... A VIDA?

Não sei... Deve ser esse negócio complicado que não sabemos nem bem pra que serve, mas que não gostamos de pensar em perder... rsrs

Muito obrigado pela entrevista e pelo dispensado aí viu!

Obrigada pelo convite! Um abraço!

Comentários
20 Comentários

20 Comentários. O que VOCÊ acha?:

  1. Muito bom ver mulheres por aqui também..

    ResponderExcluir
  2. gente culta é outra coisa HAHAHAH

    ResponderExcluir
  3. Mulher inteligente isso é muito bom... Gostei da entrevista e claro o inicio desse comentários é apenas uma brincadeira, pois gosto de alguns blog "femininos" e acredito na capacidade das blogueiras prova disso e o sucesso do Dicas Blogger e do Mundo Blogger que eu sou fã...

    Abraço do Ojuara e parabéns pela bela entrevista encantado.... Fui!

    ResponderExcluir
  4. O blog da Roseane é rico em conteúdo e para os que curtem posts escritos, uma boa opção.

    Nota-se até aqui, um entrevistador mais maduro, aspirante a David Letterman da blogosfera.

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa entrevista.

    Só pelo que eu li dela, já vi que ela realmente tem personalidade.

    Entrevista com cheiro de chocolate. rs

    ResponderExcluir
  6. Anselmo!?
    Parabéns para a Roseane pela iniciativa de divulgar "inutilidades" como a literatura.
    Muito bom!
    Anselmo!?
    Eu diria que você está mais para Marilia Gabriela.
    É lógico que estou me referindo à competência do entrevistador.

    ResponderExcluir
  7. Marília Gabriela?
    LOLLLLL

    Acho que tô mais pra Jô Suado!
    ahsuahushaushrias

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a entrevista com a Roseane! Visitei seu blog; seu espaço é extremamente organizado!
    Transmite-nos seriedade e inteligência.

    Parabéns para ela e para vc, Anselmo.

    ResponderExcluir
  9. Uma moça de uma inteligência, humanidade e criticidade para além do senso comum e das vastas verdades bovinas que andam imperando por aí. Uma criatura tão grandiosa que parece fazer questão de seguir à risca a máxima heraclitana que diz que "não há como banhar-se duas vezes no mesmo rio...". Digo isso, pois conheci as outras Roseanses que ajudaram, dia-a-dia, a construir esse edifício de mulher que vemos por aqui hoje. Uma pessoa que iluminada e que só vem clarear as entranhas de cavernas soturnas de cada um de nós...
    O estoicista Sêneca tinha razão: "o maior de todos os roubos é o do tempo, uma vez que jamais poderá ser restituído". Obrigado por me fazer ganhar tempo em vir até aqui. O mote é pessoal e de compromisso com essa fera das letras que tenho o orgulho de chamar de MINHA AMIGA...
    Parabéns aos dois (o maestro da entrevista e sua anfitriã, a musa Roseane).
    Abraços!!!

    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É sempre bom ler a Roseane,minha bela Rose!
    Olha,sem apologia,essa menina é uma das melhores escritoras de blogs que eu conheço atualmente na blogosfera.Não há assunto que ela não saiba abordar com inteligencia dando o seu toque todo especial.Ela é séria no que faz,e suas opiniões são intensas,determinadas.
    Eu,particularmente,tenho um carinho todo especial por ela.Ficou super bacana a entrevista,como tudo em que ela se propõe a fazer,e aqui descobri mais um segredinho,chocolate e a medida certa.Ela é super elegante!!!Que inveja...rsrs.Obrigada por me citar entre os teus preferidos,Rose.Fiquei muito feliz!
    Boa Anselmo,não podia ter escolhido melhor!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi Anselmo,
    excelente entrevista com minha amiga Roseane!
    Ótima escolha tua, pois ela é extremamente inteligente. Conheci o blog dela quando ela tinha apenas 4 seguidores, fui a quinta. Percebi um trabalho excelente por lá, e sabia que ela conquistaria mais adeptos e respeito da blogosfera, como conquistou.
    Fiquei feliz que ela tenha me citado!
    Parabéns Rose, parabéns Anselmo!
    Estou seguindo teu blog e te convido a conhecer o meu, e seguir se achar o trabalho bom.
    Grande abraço!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    A Roseane é uma blogueira de capacidade inquestionável. Extremamente competente e de uma credibilidade incrível. Quem está a procura de um blog com conteúdo, muita disciplina, muita verdade, o da Roseane é um deles.
    Parabéns pela entrevista com ela e faz com o seu público tenha o prazer de conhece-la melhor.
    Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. E eu já disse isso mas vou dizer novamente.Tenho tesão em mulher que escreve bem.Escrever bem para mim é outra forma de beleza nas mulheres.

    ResponderExcluir
  14. Ótima entrevista, Anselmo. Quando digo que você está parecendo o "JÔ Soares" da Blogosfera não estou mentindo.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post,a entrevista foi muito legal...parabéns amigo..boa semana

    ResponderExcluir
  16. Ah! Chego aqui atrasada e me deparo com tantos comentários elogiosos! Muito obrigada aos amigos blogueiros que me acolheram com muito carinho na blogosfera! Agradeço a todos os amigos acima e, em especial, ao Anselmo, por ter me convidado para essa entrevista.

    Abraços a todos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Rose, o seu comentário me fez pensar em modificar a apresentação do artigo para...

    "Ela é estudante, gaúcha, blogueira e tão ocupada que quase não LEU a a próperia entrevista..."
    rsrsrsrrs

    Que bom que gostou do resultado, grande abraço o/

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante desta entrevista, muito bem feita, ampla e descontraída. E também gostei de saber um pouco mais sobre essa blogueira que tem um blog muito bom, onde eu sempre dou uma passadinha pra dar uma espiada. Parabéns ao Aleatorium e a Roseane.

    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  19. Bacaníssima sua entrevista, Rose!!! Pô... Cê gosta de Chaplin, ele foi um gênio e continua sendo, vivo na memória! Pô, chocolate... e café! SEMPRE CAFÉ, não é? Ótimo, adorei!

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. muio bôa a entrevista,valeu!

    ResponderExcluir

Incluir links nos comentários

Fãs