sábado, 20 de agosto de 2011

Aleatorium Entrevista: Igor Viana do blog HorusWeb

Todo nerd tem o seu grito de guerra, e o dele é UHUUU NOVA IGUAÇU!!!






Terminado o episódio perdido dos espíritos zombeteiros, já tô na área, quando estiver disponível podemos começar ;)


OK Já podemos começar, amigo Aleatório!
Como vai, Jô?


Um pouco gordo, mas né...
Começando pelas perguntas-padrão, como você chegou ao mundo dos blogs?
De paraquedas?


O meu início no mundo dos blogs é uma história longa, mas vou resumir. Descobri o que era um blog no fim de 2006. Criei um blog no Terra Blogs no início de 2007, quando fui pesquisar uma equação de matemática no site do meu professor. Gostei da parada, escrevia algumas bobagens e o blog foi durante muito tempo uma brincadeira de Nerd. Criei vários blogs, mas todos foram esquecidos, sobrando apenas o Horusweb. O dinheiro começou a entrar em 2010, demorou bastante tempo.


Que pontos um blogueiro precisa focar para ver o seu blog gerar receita e tornar-se uma atividade economicamente viável?


Estou batendo muito nessa tecla: não adianta escrever sobre sua vida, suas histórias e as pedras do Arpoador. Durante muito tempo escrevia textos pessoais e não pensava em atrair público. O leitor dificilmente quer saber  da sua vida, ele quer alguma informação e ponto. O blogueiro precisa focar em produzir bom conteúdo, não importa o foco dele: nicho, paraquedistas, público fiel. Vejo muita gente louca por SEO e otimização, mas sem conteúdo não adianta. Construir tráfego é fundamental, depois o dinheiro aparece.


Redes sociais, o que tem a nos recomendar?
Quais são as mais perigosas?

Redes Sociais podem destruir um blog, já aconteceu comigo. Recomendo o Twitter como um termômetro de notícias, o Facebook serve para divulgar o blog e Orkut deve ser abandonado. Tinha esperanças no Heello, até registrei um domínio para publicar sobre ele, mas acho que não tem futuro. Para um blogueiro o Twitter é muito perigoso, pois o seu conteúdo acaba sendo drenado. 

"Orkut deve ser abandonado" que maldade com a classe c!
Por falar, vamos para as perguntas site-ego: Idade, cidade e vício?

Verdade, amigo. Na internet não podemos criticar a classe C, pode aparecer algum progressista aqui com suas teorias Marxistas e afins. Completei 18 anos em Fevereiro, resido no Município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Foi de Nova Iguaçu que saiu aquela edificante participante daquele tenebroso programa: a Fani, do BBB algum número. Atualmente estou solteiro e no Rio de Janeiro. kkk
---
Complementa ae mano: sou viciado em internet desde criança, dos tempos do modem 56 Kbps. Além da internet meu vício é o estudo e a leitura.



Acho que foi no BBB\scriptstyle{\pi}.
Igor J Viana, o que significa esse J?
Você sabia que todos os personagens dos Simpsons tem J como sobrenome do meio?
Vou deixar mais uma pergunta pra vc matutar aí enquanto pego mais café: solteiro por ser um cara difícil, ou vida dura de nerd mesmo?


Exatamente, foi nesse BBB ae mesmo. Queria registrar o domínio do meu nome "igorviana", mas não estava disponível. O único jeito foi adotar o "J", que significa Jean, o nome do meu pai. Depois que assisti um episódio de Os Simpsons que explicava o nome do Homer: Homer Jay Simpson. kkkkk  Você também é viciado em café? Café é meu combustível. Acho que o termo Nerd "orkutizou". Não me considero Nerd, longe disso. Solteiro por evitar compromissos sérios. 


Tá...
Igor, o que você sente quando é convidado para uma bate-papo sobre internet?
Acha que deveríamos ter mais entrevistas com o pessoal que faz conteúdo para a web?

Fiquei muito feliz com o convite. Gosto de falar sobre o tema para mostrar que é possível ganhar dinheiro com blogs, mas vai demorar, é um negócio. Quanto mais entrevistas melhor, você será o Jô Soares da Blogosfera.


Lá em 2008 quando comecei a faturar com blog eu também ficava animado em dizer às pessoas que era possível ganhar dinheiro com blog, cheguei até ao ledo engano de afirmar que QUALQUER UM poderia ganhar dinheiro com blog.
Hoje só falo do assunto com quem me pede informação, tenho até uma preguicinha de tocar no tema com pessoas que não têm nada a ver com a bagaça.
Talvez seja impaciência minha, ou estabilidade da condição, não sei.
Mas apesar de me excitar menos em estar falando sobre, a remuneração do fim do mês é SEMPRE bem-vinda, hehehe.
Entrevistar você e não cair no tema monetização é difícil, mas vamos tentar:
Recomende 3 livros, 3 blogs e 3 programas de tv para os nossos leitores...


Minha vida de blogueiro mudou em Outubro do ano passado, quando publiquei uma série de artigos sobre Eleições e o Horusweb recebeu mais visitas que o número de habitantes de Nova Iguaçu, foi um susto. Divulgava para os amigos e tudo mais, mas depois percebi que o povo não entende muito bem como funciona. Acabei gerando inimizades. O sujeito criava o blog, copiava conteúdo e não lucrava, tenho culpa? Hoje em dia quase não comento sobre o tema.
Recomendo os livros: Geografia: conceitos e temas, livro que estou lendo por conta da faculdade. Todos os livros do Carl Sagan. 1808 e 1822, do Laurentino Gomes.
Recomendo os blogs: Internetar, Parem o Mundo, inVerdades e o Aleatorium. 
Não assisto TV aberta, recomento: Mundo S/A, na GloboNews. Série Bones, no Canal Fox. Os Caçadores de Mitos, no Discovery Channel. Na TV aberta o Programa do Jô.
---
O meu problema é o tempo. Com a Universidade tenho pouco tempo para o blog, atualizo o blog no laboratório da Universidade. kk


O nome do Papa Carl Sagan é o que precisávamos para abençoar esta entrevista!
---
Igor, ouvi falar em boatos que você estava na pior, até mesmo que estava a afoguear-se no mármore do inferno, esses boatos eram InVerdadeiros?


Não sei quem contou essas InVerdades sobre minha pessoa. Passei por momentos complicados quando migrei para Wordpress, quase perdi todo o conteúdo, mas terminou bem. No mármore do inferno já estou, caçar paraquedistas é pecado capital. kkk
---
Outra coisa: eu estou morto, conforme divulgado no inVerdades. kkk


O papo está ótimo mas o tempo é uma entidade austera que não admite desfeitas ou recreios que não lhe apetecem, vamos para a pré-saideira...
Quais são os objetivos atuais do Mr HorusWeb?

Tenho muitos planos. Estou retirando os artigos pessoais do Horusweb e focando em mecanismos de busca, mas com Panda tenho que tomar cuidado. Vou criar um blog para comentar sobre os temas da Universidade, será um blog de nicho. O projeto do Horusweb está na metade, ainda falta muita coisa para o plano final: dominar o mundo, online. kkk

Na vida acadêmica o foco em  é na Ciência. Estou cursando Geografia, mas não vou lecionar. Meu objetivo é trabalhar com geotecnologias, geoprocessamento e afins.

Tirando os posts pessoais? Faz isso não cara! Pra quê? Por quê? Não é mais prático e lógico e sensato deixar?


Na verdade não vou retirar os artigos pessoais, só vou diminuir a frequência.. Acho que o leitor não quer saber das minhas histórias em Nova Iguaçu ou em Ipanema kkk. A essência do Horusweb está naqueles artigos pessoais que escrevo e que ainda vou escrever. Várias partes da minha vida foram retratadas: desde adolescente revoltado até jovem mercenário da web.


Igor Jean Viana, uma pergunta simples:
O que é... a VIDA?

A pergunta é complicada. A vida é um grande acaso cósmico, algo maravilhoso que desfrutamos. Sempre evoluímos, mesmo quando não percebemos. O grande John Lennon dizia que: "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro."


Muito obrigado pela entrevista e pelo tempo dispensado aí viu!


Eu que agradeço pelo espaço, Anselmo. Fico muito feliz e um dia vou criar alguma entrevista no Horusweb. Já que você é o Jô Soares, gostaria de divulgar meu livro. kkkk Brincadeira. 
Até mais!



Comentários
20 Comentários

20 Comentários. O que VOCÊ acha?:

  1. HAHAHAHA. O Anselmo escolhe a pior foto e ainda fez piada com minha localidade! kk

    Mas gostei da entrevista!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei a entrevista!!

    O Anselo "Avaacalhando" com as mensagens em Off!
    Ê laia! sahusahusahu

    Abraços meu amigo e Ótimo Domingo!

    PS: Tbm prefiro a Sangria!!

    ResponderExcluir
  3. Aleatorium Entrevista com finados! lol
    Na realidade, o Igor mesmo morto continua trabalhando muito bem do Além-túmulo sendo psicodigitalizado por um intermédium competente.

    Mesmo 'jovem ainda, jovem ainda' o Faráo do Horus Web já é um exemplo de editor de inVerdades, inclusive pra mim.

    ps.: Atualizar o blog da faculdade deve dar uma baita sensação de nerdmastermotherfoquerismo. Admiro.

    ResponderExcluir
  4. A @Laurabmel foi quem 1º me fez registrar os bastidores, agora virou tradição.
    @Internetador, ainda cogitei colocar uma marcha fúnebre como trilha, mas preferi a voz do John Lenon, que deve estar no céu dando autógrafo para o Igor...

    ResponderExcluir
  5. Ô lôco bixo, essa fera aí meu !

    Parabéns Jô, digo, Anseljô, digo...parabéns pela entrevista com este jovem promissor chamado Já Morreu, digo, Igor J. Viana.

    ResponderExcluir
  6. @MrAnalista, quando vivo o @IgorJViana, também conhecido como Brás Cubas, criou um BOT para postar e conceder entrevistas do além.

    ResponderExcluir
  7. Boa a entrevista ótimas respostas e ótima descontração o que fez eu ler essa bíblia de palavras.

    Abraço do Ojuara, inté!

    ResponderExcluir
  8. Cabas fêêios ;)

    Bela Entrevista ^^
    Parabéns Pro6

    ResponderExcluir
  9. Essa é a entrevista mais Nerd que eu já li aqui.
    Bom... as recomendações dele nao me interessaram a não ser a sobre Geografia( amo geografia.)

    ResponderExcluir
  10. Ele é um mercenário, @Nichoches, NUNCA siga as recomedações dele!

    ResponderExcluir
  11. @internetador

    Psicodigitando diretamente do mármore do Inferno. Atualizar o blog nos computadores lentos e velhos da Universidade é um desafio, só do além é possível. kkk

    @anselmoelemesmo

    John Lenon informa que gostou da trilha sonora da entrevista. Elvis ficou com inveja. A propósito, demorei para lembrar o nome dessa música. Vou escrever um livro: Memórias Póstumas de Igor J. Viana.

    @Laurabmel

    Anselmo não me avisou que ia publicar as mensagens em OFF. kkkk

    @MrAnalista

    Postando e comentando do além. =)

    @ojuaraxd

    Uma bíblia de palavras? kkkkkkk

    @nichoches

    Um dia você vai descobrir o lado mercenário da força e Geografia é um ótimo tema, o curso é fantástico.

    ResponderExcluir
  12. O comentário acima não ficou certo, a citação correta é:

    [cc @internetador, @Laurabmel, @MrAnalista, @ojuaraxd, @nichoches]

    U.U

    ResponderExcluir
  13. Sim, uma bíblia no bom modo de falar!

    ResponderExcluir
  14. ei quais quesitos usa para escolher os entrevistados?
    estou passando para te convidar a conhecer meu novo blog!
    te espero lá
    beijokas perdidas
    http://senhoritaperdida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Os requisitos são completamente aleatórios, Fabby, eu nem chamo de requisitos, hehehe

    Interessante o seu novo endereço, vou ver.

    ResponderExcluir
  16. Eis aí um papo digno de mercenários.

    Sabe Igor?
    Sempre que ouço ou leio frases como a sua: "Estou cursando Geografia, mas não vou lecionar", mais certeza eu tenho, que num futuro proximo, teremos um país carente de professores. Isso não é uma crítica, mas uma constatação.
    Boa sorte e muito sucesso nas suas escolhas.

    Sr Anselmoelemesmopergunta!!?
    De Jô Suado foi para Marilia Gabriela e agora Jô Soares.
    Mercenário de 1ª linha!
    Beijo na namorada!

    ResponderExcluir
  17. @Laurabmel

    Anselmo não me avisou que ia publicar as mensagens em OFF. kkkk

    @ IgorJviana, Ele adora "Matar" o povo de vergonha!
    ashusahuashusasa

    Abraços Anselmo tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. [cc @ojuaraxd]

    Gostei da expressão, estou até utilizando rotineiramnte kkk

    Cris,

    Já pensei em lecionar, tinha muito vontade mesmo, mas vejo pouco investimento e o salário é muito baixo. No fundo minha praia não é lecionar, prefiro trabalhar no laboratório e/ou atividades internas, mas já fiz (e ainda vou fazer) estágios em sala de aula, quem sebe não mudo de ideia? Na minha turma muita gente pretende lecionar, quase 60%.

    ResponderExcluir
  19. Legal o papo..bem elaborado...

    ResponderExcluir

Incluir links nos comentários

Fãs