quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como facilitar a vida dos leitores frequentes do seu blog


[Especialmente para os amigos Nichoches, AdeladiaLeandro Damião, Ana Langham e Lukas Marques.]

----

Tem uma coisa que eu concordo com os críticos do Blogger: o sistema de comentários é arcaico.
No entanto, há muitas vantagens em utilizar a plataforma do Google, a começar pela gratuidade e pela segurança dos servidores quanto a visitações massivas, então se é o que temos para hoje, o melhor é pelo menos tentar otimizar.

Acredito que fazendo um blog, ser visitado seja um objetivo fundamental, e como o feedback do comentário é um dos pontos mais orgânicos do formato blog por permitir uma interação com o leitor, é de boa norma tornar simples não não-burocrática a experiência daquela pessoa que quis espontaneamente acrescentar algo ao seu conteúdo.

A opção "Nome/URL" permite que qualquer pessoa possa comentar.
Para habilitar esta opção siga os seguintes passos:

Configurações  > Postagens e Comentários > Quem pode comentar? > Marque "Qualquer pessoa"

Normalmente o Blogger exige que o leitor digite captchas, mais conhecidas como "espanta visitante"  que são totalmente enfadonhas (principalmente para leitores frequentes) e inúteis, uma vez que já há um bom filtro de spam e palavras ofensivas no Blogger - além do mais, você poderá remover qualquer comentário manualmente mesmo depois de publicado.

Seguem os passos para retirarmos essas palavras de verificação:

Ao marcar "Qualquer pessoas" como nos passos acima, não aparecerão mais as palavras de confirmação (capchas)

Com esse filtro de SPAMS, a moderação também tornou-se um trabalho desnecessário, além do que, é de satisfação do leitor comum que o seu comentário seja publicado NA HORA.
Para permitir que os comentários sejam publicados automaticamente:


Configurações  > Postagens e Comentários > Moderação de comentários > Marque "Nunca"


Aqui no blog muitos assuntos rendem dezenas de comentários todos os dias, e eu posso afirmar que essa "facilitação" que explanei acima é diretamente responsável pelo aumento desse feedback.

Inté o/

tags: como tirar as palavras de confirmação,
como retirar o texto de verificação no blog,
como ter mais comentários aumentar receber.
Comentários
16 Comentários

16 Comentários. O que VOCÊ acha?:

  1. Anselmo, essas palavras de verificação que precisamos descrevê-las como confirmação de comentário nos blogs, eu não gosto, pois só difilcultam!

    Valeu este póster! Ficou bem diferente!

    Agora, uma cobrança: TE ESPERO LÁ NO MEU BLOG, no póster: "HOMENS VALORIZAM O DIFICIL". Preciso saber sua opinião, ou seja, a opinão do sexo masculino é importante!

    Te aguardo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Peço aos amigos que DENUNCIEM os erros de português aqui.
    Texto grande a gente fica mais vulnerável ;)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Anselmo. Até por experiência própria. Eu tenho um blog que tinha os comentários moderados e com captcha! Imagine quantos comentários já perdi com isto!

    Depois que vi você dando uma sugestão no meu blog há muito tempo atrás, resolvi liberar os comentários e tirar o captcha. Resultado: Os comentários aumentaram e muito comparado ao número que ele tinha de comentários.

    Só para reforçar o que você já disse, peço para que os donos de blog liberem os comentários e retirem o captcha, pois eu e muitas outras pessoas pararam de comentar nesses tipos de blogs.

    ResponderExcluir
  4. Verificarei se ainda há isso no meu e vou excluir!
    É desagradável demais! Ainda mais que a vida de todos é tão ocupada!

    ResponderExcluir
  5. Maria,
    É mais uma cobrança para minha LISTINHA rs

    @MatheusEleMesmo,
    Bem acrescentado, cara, e outra coisa, para que perder tempo fazendo o que o um bot já faz?
    Prefiro pensar em conteúdo novo.

    ResponderExcluir
  6. O meu já não tem mais isso creio que há alguma semanas rsrsrs mas obrigado por linkar meu nome (divulgação) HEHE'
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. ...outra coisas, temos que pensar nos visitantes dos sites vendo como nós mesmo usamos a internet.
    Ou seja, são um bando de preguiçosos AHSUAHUSHAUSHUAHEUAHSUERATIJASS

    ResponderExcluir
  8. A todos que possuem blogs, retirem a captcha Like a Boss!

    Me Gusta ;)

    ResponderExcluir
  9. Da até preguiça de comentar.. quem concorda comigo?!

    ResponderExcluir
  10. @Anaaa_Langham

    O seu blog está pedindo palavras de confirmação sim, a saber:

    "ADDUA"

    Deslogue e tente comentar que verá.

    ResponderExcluir
  11. Concordo PLENAMENTE com o amigo Preguiça Alheia!!
    Eu tava deixando de visitar os blogs de amigos meus por causa disso --'

    Mas até que estão mudando :D \o/

    ResponderExcluir
  12. Acho que já excluí este incômodo! Na verdade, sempre achei-o pesado demais! Pensei bem antes em excluir esta opção, porém, fiquei insegura diantes de vírus!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo isso! Já estava na hora mesmo... RS! Nunca gostei disso...

    Legal o post Senhor Anselmo!
    Abraço do Ojuara - inté!

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com o que você disse! Captchas só servem pra encher o saco.

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz isso e meu blog continua com captchas

    ResponderExcluir
  16. eu fiz isso e nao adiantou nada...

    ResponderExcluir

Incluir links nos comentários

Fãs