quarta-feira, 7 de março de 2012

Saiba o que significa Ecad e o que o Ecad está fazendo com os blogueiros

A sigla Ecad significa Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.
Um nome aleatório para um órgão que está abusando do direito de arrecadar, utilizando para tal, direitos autorais, o que causa controvérsia até entre os artistas:


Você tem um blog?
Pois o Encad JÁ ESTÁ cobrando os blogueiros e demais webmasters por cada incorporação de vídeo musical do YouTube:

Ecad diz ser legal cobrança de taxa de blogs que usam vídeos do Youtube 
A nota do Ecad surgiu a propósito do recente caso envolvendo o blog Caligraffiti, relatado nesta quarta pelo jornal "O Globo". Na última sexta-feira (2), um post do Caligraffiti afirmava que o site havia recebido "um email do ECAD dizendo que teríamos que começar a pagar por embedar vídeos sonorizados do You Tube e Vimeo". Em razão da notificação, e por orientação de advogados, o blog chegou a passar alguns dias fora do ar. O Ecad, por sua vez, argumenta no comunicado que, por lei, o pagamento é obrigatório: "O direito de execução pública no modo digital se dá através do conceito de transmissão presente no art. 5º inciso II da Lei de Direitos Autorais 9.610/98, que define que transmissão ou emissão é a difusão de sons ou de sons e imagens, por meio de ondas radioelétricas; sinais de satélite; fio, cabo ou outro condutor; meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, o que contempla também a internet". De acordo com a nota, o fato de o Youtube já efetuar o pagamento em função dos vídeos que publica não isenta outros sites de cobranças. "De acordo com o artigo 31 da Lei 9.610/98, as diversas modalidades de utilização da música são independentes entre si, e a autorização para o uso por uma delas não se estende para as demais", observa o órgão. "Isto significa que, se uma rede social como o You Tube, por exemplo, efetua o pagamento do direito autoral pela execução pública musical dos vídeos que veicula, o uso destes por terceiros caracteriza uma nova utilização, cabendo, portanto uma nova autorização/licença e um novo pagamento." Por meio de sua assessoria, o Ecad afirma ao G1 que atualmente tem cadastrado "aproximadamente 1.170 sites que utilizam música publicamente na internet". Diz ainda que estão aí incluídos "sites de grande, médio e pequeno portes, que utilizam a música publicamente através de diversas formas de streaming". "Desde 2006 há usuários cadastrados e a tabela de preços está disponível no site do Ecad. [G1]

E não é só na internet que o Ecad está fiscalizando tudo quanto é execução musical:




Cuidado com o que canta no chuveiro, o Ecad pode estar ouvindo!
tags: sigla encadi 2012,
o que e encad encardi,
enca, incad letras cad.

Comentários
10 Comentários

10 Comentários. O que VOCÊ acha?:

  1. Putz se começarem a cobrar mesmo eu deleto tudo.

    ResponderExcluir
  2. Daqui uns dias será cobrado taxa para c@g@r também???
    Ninguem merece..

    ResponderExcluir
  3. Eitaaaaaa! eu passei o dia tuitando musica!! ''O sistema é mal,mas minha turma é legal" ♫

    ResponderExcluir
  4. ha ha eles não tem oq fazer... Não segundo a politica de uso do youtube! Colocou lá e deixou a opção de incorporação do video, eu posso colocar no blog... Quero ver eles processarem algum blog, quero ver!

    ResponderExcluir
  5. Trabalhava em uma Banca de Revistas e coloquei uma caixinha de som para ouvir musicas. Veio um fiscal do Ecad pedindo documentos para me enviar a fatura.
    Arranquei a caixa de som e perguntei a ele: para onde iria o dinheiro se eu pagasse a taxa?
    O bolso dele ficou sem a taxa,e eu sem a musica !

    ResponderExcluir
  6. ECAD.. esta dica de postagem.. foi eu q dei hein..rs..

    ResponderExcluir

Incluir links nos comentários

Fãs